Banner

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um amigo, uma saudade.

Existem pessoas que fazem falta em nossas vidas. Quanto mais especiais e mais importantes para nós, tanto mais sentimos falta da presença delas, das coisas simples, dos pequenos gestos. É um sentimento que preenche a alma, mas, ao mesmo tempo, traz um vazio ao peito. Uma saudade sem tamanho.
Se estamos em um lugar e a saudade aperta, mesmo que tudo diga que a pessoa não virá, há uma esperança tão grande, que a todo momento vivemos a expectativa do encontro. Não importa o que nos dizem e o quão contrárias sejam as notícias, o coração vive a expectativa da chegada no olhar que busca o amigo em todos os lugares. Mesmo que demore dias, meses, anos, o coração sempre espera ansioso o reencontro com o coração do amigo.

Mas por que tudo isso? Por que esse sentimento tão forte de ausência e de saudade que preenche a alma? Por que isso não acontece com todas as pessoas?

Já dizia o poeta que quando sentimos saudade de um amigo, sentimos saudade do pedaço de nós que está no coração dele. Por isso o sentimento de ausência. Por isso a saudade tão forte. Só nos sentimos completos quando encontramos nele o pedaço de nós mesmos que nos falta. Não é uma dependência afetiva da pessoa, pelo contrário, é uma necessidade de encontrar a si mesmo nela.

Esse encontro não se limita à presença física, ele a transcende porque o sentimento que há nos corações nos leva além do tempo e do espaço. Padre Léo dizia: “A presença física é a mais pobre das presenças”, mas quando ela é sublimada, torna-se parte de um todo e intensifica o que já existe. Não depende de estar perto da pessoa, mas se há o sentimento puro e verdadeiro, essa proximidade se plenifica.

No entanto, não esperemos viver isso com todas as pessoas; essa graça ocorrerá com poucas, não porque algumas sejam melhores que as demais, mas porque foi a essas pessoas que Deus confiou parte de nós mesmos para que por elas fôssemos cuidados.

Essa é a saudade de uma verdadeira amizade. A saudade que é uma pessoa. Via pela qual encontramos no amigo a nós mesmos. Encontramos o que falta em nós e que a ele foi confiado por Deus. Por isso dói, por isso traz um vazio ao peito. Sentimos falta do pedaço de nós mesmos que ele traz em si.

Santo Agostinho dizia que a metade de nossa alma é um bom amigo. Por isso quando o coração apertar com a dor da saudade de um grande amigo, só o Senhor poderá romper o tempo, o espaço, e levar a nossa alma a estar novamente completa. Somente Ele pode consolar essa dor, pois é n'Ele que os verdadeiros amigos se encontram e se eternizam. No Senhor a saudade se torna esperança e alegre expectativa de reencontrar a si mesmo no coração de um grande amigo.

Tenho saudade! Por isso não demore a me trazer de volta para mim mesmo!


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sonhe alto !

É sempre muito comum escutarmos as pessoas dizendo: "Cuidado, você vai cair.", "Não sonhe tanto, pois o tombo pode doer...". Enfim, coisas desse tipo que muita das vezes nos desanimam ou nos deixam tristes...

Aprendi neste final de semana que é PRECISO SIM SONHAR! E SONHAR ALTO! Não devemos nos importar com o que os outros pensam, até porque às vezes esses que nos desanimam, estão com inveja porque não tem a capacidade de sonhar, acreditar e ter FÉ como nós temos.

Afinal, é sonhando que vivemos. Uma vida sem sonhos não é bem vivida. Uma vida sem sonhos nem é VIDA! Volto a dizer que precisamos trazer a tona aquela velha criança que mora dentro do nosso coração e que vive a sonha... Precisamos voltar a acreditar nos nossos sonhos. Precisamos crer em um mundo e em um futuro melhor. Precisamos ter FÉ em Jesus Cristo, pois quando sonhamos e entregamos nossa vida à Ele, tudo dá certo e nossos sonhos se realizam.

Sonhe! Pois ele pode se tornar realidade sim!

Amar também é podar!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Com poesia

Ah quem dera com palavras explicar o amor.
Ah quisera com poesia comparar seu valor.

É como as águas da chuva caindo ao encontro do mar
Tornando-se um só.
Como a águia nos braços do vento vai
Ou a rosa e os raios de sol
Nosso amor assim será.

Deus é nosso horizonte nós dois o céu e a terra
Ele uniu nossas vidas e fez sagrada nossa família
Mais que a glória de um homem,
Bem mais que as dores e o que vier
Deus será nossa força nossa alegria
Sustento de nossa fé.

E pra sempre eu serei tua Maria
E para mim serás meu José.

Nossa recompensa está no céu!

Quantos de nós estamos afastados do Senhor por uma fina membrana? E somos nós que precisamos romper com essa distância.

O homem do Evangelho (“O bom samaritano” Lucas 10, 25-37) havia deixado Jerusalém para trás e seguia para Jericó. Jerusalém era a cidade de Deus e Jericó a do comércio. E lemos nessa passagem bíblica que ele foi assaltado e espancado.

Jesus é esse que nos socorre em nossas tribulações. Ele desce até nossas misérias para nos levantar. Ele derrama o azeite primeiro, que é o próprio Espírito Santo, que vem curar as nossas feridas. E nos coloca em Seus ombros e nos leva para hospedaria, que é a Sua Igreja. Para os cuidados Ele deixa dois denários: a Palavra de Deus e a Eucaristia. E ainda promete que o que for gasto a mais, quando Ele voltar em Sua vinda gloriosa, pagará o que é justo para aquele que cuidar dos Seus.

Quando somos salvos por Jesus, devemos ir como o samaritano ao encontro de tantos que, como nós, algum dia foram violentados pelo mundo. Você precisa ser um samaritano e se gastar na salvação de muitos.

Gaste-se, pois se você gastar mais do que pode, quando Cristo voltar, Ele pagará a sua recompensa. Toda a nossa vida de cristãos precisa estar voltada para essa realidade. É preciso caminhar para chegar à santidade original, a estatura do homem perfeito: Jesus Cristo. Essa é uma tarefa longa e árdua. É uma obra conjunta de Deus e de cada um de nós, assumindo responsavelmente as rédeas da nossa própria formação.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fonte: www.cancaonova.com

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Oração do poder


Deus, de toda força e poder, dá-me hoje segurança do teu amor e a certeza de que estás comigo. Peço-te ajudar e proteção para o dia de hoje porque preciso de tua assistência e de tua misericórdia. Tiras de mim o medo que me invade, tira de mim a dúvida que me perturba. Esclarece o meu espírito abatido com a luz que iluminou o caminho do teu divino filho Jesus cristo, aqui na terra. Que eu possa senhor, perceber toda a tua grandeza e a tua presença em mim. Sopra o teu Espírito dentro da minha alma para que eu sinta o meu interior fortalecido com a tua presença, minuto por minuto, hora por hora, dia por dia. Que eu sinta a tua voz dentro de mime ao meu redor e em minhas decisões eu perceba qual é a tua vontade. Que eu sinta o teu maravilhoso poder através da força da oração e com este poder, a minha pessoa seja atingida pelo milagre que podes realizar a meu favor, suavizando os meus problemas, acalmando o meu espírito, aumentando a minha fé. Não me abandones, oh senhor Jesus, fica comigo para que eu não me desespere e nem te esqueça. Levanta o meu espírito quando o encontrares abatido. Ajuda-me a seguir-te sem vacilar e sem olhar para trás. Entrego-te neste dia toda a minha vida e a vida de toda a minha família. Livra-nos de todo mal que possa estar dirigido a nós, ainda que seja por milagre, sei senhor, que vais me atender porque me amas e me escutas amorosamente. Te agradeço, meu deus e meu pai e embora esteja com a alma inquieta, te suplico! Dá-me o poder de aceitar, acima de tudo, que se cumpra em mim a tua vontade e não a minha.